Home Sobre nós Inspiraçoes Contactos Image Map Facebook Instragram Bloglovin

28 junho 2013

Guest Post # Canelones tricolores do As Dicas da Bá

Abrimos as portas do Da Nossa Cozinha à Bá(rbara), do As Dicas da Bá, a autora do Guest Post de hoje. Para conhecê-la um pouco melhor e ao seu blogue leiam a entrevista de ontem aqui. Bom, chega de conversa, que a Bá trouxe uma receita daquelas duplamente boas - fácil e prática - e ao som de Daft Punk, com a música que está a marcar o Verão e que é bem ao gosto da nossa convidada.



Olá!

Para os leitores do blogue Da Nossa Cozinha trouxe uma receita muito simples, que vai implicar mexer pouco nos tachos, fresca e saborosa e que faz sempre um brilharete entre os amigos: Canelones tricolores recheados com espinafres, requeijão e salmão.

É uma receita leve para o verão e, caso não goste de algum ingrediente é fácil: basta substituir.

Canelones tricolores recheados com espinafres, requeijão e salmão

Antes de tudo deixo aqui a lista dos ingredientes necessários para fazer a receita:


- Uma embalagem de canelones
- 300 g de requeijão
- 300 g de salmão
- 400 g de espinafres
- Queijo ralado
- Sal
- Pimenta


Para o molho béchamel:

- 600 ml de leite
- 60 g de farinha
- 40 g de manteiga
- Sal q.b.
- Pimenta q.b.
- Noz moscada q.b.
 

Receita:

Comece por retirar o requeijão da embalagem e, num prato, temperar com sal e pimenta q.b. até fazer uma pasta e reserve.

Depois, corte o salmão em pequenos pedaços e reserve.

Escalde em água quente os espinafres e depois passe por água fria e corte-os em pedaços.
Passe os canelones por água quente para que amoleçam, mas não deixe ficar muito tempo para que não fiquem demasiado moles e seja mais difícil rechear. Atenção que depois de passar por água quente não deve deixar os canelones juntos para que não colem e, a separar, possam partir.

Agora que está tudo pronto basta começar a rechear. Escolha uma ordem que queira e recheie em partes iguais os canelones com os preparados de requeijão, salmão e espinafres (normalmente é esta a ordem que utilizo). À medida que vai recheado disponha cada um dos canelones um ao lado do outro, ou por cima, quando já não houver mais espaço.



 
Depois de estarem todos recheados faça o molho béchamel. Junte todos os ingredientes do molho numa panela em lume brando e vá mexendo até o molho engrossar, mas que ainda assim seja líquido o suficiente para verter sem problemas. Depois coloque o molho béchamel por cima dos canelones. Em seguida polvilhe por cima com queijo ralado e depois leve ao forno a 180º C cerca de 25 minutos até a parte de cima ficar dourada.


Como podem ver é uma receita muito simples e bastante leve agora para o Verão. Espero que gostem e depois tentem várias combinações.

Bá, foste a primeira blogguer convidada fora do universo gastronómico e aceitaste sem hesitar o desafio. Muito obrigada pela excelente conversa de ontem e por esta receita de sucesso. Da Nossa Cozinha sai um abraço para ti, com a certeza de que nos veremos em breve, que somos fãs do teu As Dicas da Bá (vão lá tornarem-se seguidores e não se esqueçam do like no Facebook)!

A Cozinheira

Da Nossa Cozinha

27 junho 2013

Hoje na Cozinha está... As Dicas da Bá

Querem saber qual o hipermercado mais barato? A Bá diz. E quais as ofertas de última hora que permitem poupar? A Bá conta. Dúvidas no modo de usar um colar? A Bá ajuda. A Bá é mulher, mãe de duas crianças, especialista em finanças pessoais - é uma conceituada jornalista do Dinheiro Vivo (Diário de Notícias/Jornal de Notícias), que colabora ainda com outros meios - e apaixonada pela vida, que decidiu criar um blogue.

É uma caixinha de surpresas, a Bá (e o seu blogue!). Praticou surf durante vários anos, como escape, e foi federada em... hóquei em patins. Hoje na Cozinha está... As Dicas da Bá.




PERFIL
Nome: Bárbara Barroso
Idade:30 anos
Naturalidade: Cascais

Blogue: asdicasdaba.blogspot.pt (1.º post a 18/2/2013)
Prato que te sai sempre bem: Bacalhau à brás e espiritual.
Tens sempre tempo para: Os meus filhos.

Bárbara, por que criaste o As Dicas da Bá?


Porque senti necessidade de partilhar algumas dicas e informações que vou sabendo (ou informação que tenho acesso enquanto jornalista) e que penso serem relevantes para a vida das pessoas. Já tive um blogue apenas focado nas finanças pessoais, mas agora decidi dar um toque de lifestyle. Isto porque todas as nossas acções e decisões implicam escolhas que podem ser mais ou menos acertadas. Quanto maior a informação que tivemos, melhores escolhas fazemos.

Para quem não conhece o blogue, indica 3 motivos por que é imperdível.

É bastante actual, tem dicas sobre as várias vertentes da vida de uma pessoa e também textos escritos na primeira pessoa com algum humor.

Quem é a Bárbara no dia-a-dia? 

Uma mulher sempre atarefada que se divide entre o ser mulher, mãe de dois rapazes, jornalista, formadora de finanças pessoais, autora de dois livros com mais uns projectos a caminho, blogguer e um bocadinho empreendedora com alguns negócios próprios.

 
O segundo livro de Bárbara Barroso, publicado em 2011.

Gostas de cozinhar? É uma paixão ou uma necessidade?
Sim, gosto, mas não todos os dias.




Cozinhas todos os dias? O que te dá mais prazer cozinhar?
Desde que o filho mais novo chegou tem sido mais o marido a ir para a cozinha. Gosto de cozinhar pratos simples e doces.


Há proximidade entre ti e os teus seguidores (respondes a comentários, a e-mails...)? Porquê? 
Sim, existe. Procuro sempre responder aos e-mails e comentários, criando um elo com quem me lê. Trago isso já do jornalismo. Trabalhando na área económica muitas pessoas contactam com dúvidas e perguntas e procuro sempre responder. Se ficou algum por responder, peço desculpa, não foi mesmo intencional.


O que te leva a publicar um post?
A utilidade da informação, a sua relevância e também os sorrisos que podem arrancar.



O que dizem as tuas mãos?
Que tenho dois filhos pequenos (tenho as mãos sempre cheias de creme)! 

Amanhã não percam a receita da Bá para nós!

A Cozinheira

Da Nossa Cozinha

25 junho 2013

Gelado de Cerejas

E não é que o calor chegou?! Vamos celebrar com Gelado de Cerejas?





Gelado de Cerejas

Adaptado do livro Velocidade Colher -  Entre Tachos e Bimby

Ingredientes:

500 g de cerejas
220 g de leite gordo
100 g de açúcar amarelo
1 iogurte natural

Preparação:

Na véspera lavar, enxugar, descaroçar as cerejas e colocá-las numa caixa no congelador, assim como colocar o leite em cuvetes de gelo também no congelador.

Colocar o açúcar no copo da Bimby e pulverizar 15 Seg / Vel 9.

Adicionar o iogurte e o leite congelado e dar uns golpes de turbo para desfazê-los.








Juntar as cerejas congeladas e programar 1 Min e 30 Seg / Vel 9. Parar se necessário para, com a ajuda da espátula, baixar o preparado. Se necessário, programar mais um minuto. No nosso caso não foi.

Nós servimos quatro bolas de gelado de imediato - não aguentámos e estava com um sabor e uma textura dignos de uma geladaria de renome - e guardámos o restante numa caixa no congelador. Quando for para servir basta retirar uns minutos antes. 

O gelado que foi a congelar




Gelado para todos!

A Cozinheira

Da Nossa Cozinha

23 junho 2013

Risotto de alheira

Cá em casa é regra que todos comem o mesmo às refeições - a partir do momento que o Bebé Cozinheiro começou mesmo a comer a "nossa" comida -, não há pedidos especiais. Mas para todas as regras há excepções e de tempos a tempos, quando se justifica, sabe bem quebrá-las.

Ontem foi um desses dias. Passámos grande parte do dia fora, chegámos às 20h00 a casa, era sábado e apetecía-nos um prato diferente, apetecía-nos... Risotto de alheira.



Risotto de alheira

Ingredientes:

2 litros de água + água q.b. para cozer a alheira
1 caldo de Knorr de legumes
1 alheira
1 cebola pequena
1 dente de alho
Azeite q.b.
225 g de arroz para risotto
1 copo de vinho branco
Sal e pimenta a gosto
Tomilho q.b.

Preparação:

Começar por preparar o caldo: colocar num tacho ou numa panela em lume alto os 2 litros de água e quando estiver prestes a começar a ferver adicionar o Knorr e deixar cozinhar 5 minutos. Transferir para um bico pequeno com o lume no mínimo, para que o caldo continue quente.

Colocar num tacho em lume alto a alheira submersa em água até ferver, desligar e retirar para um prato. Eu tentei cozinhá-la mais um pouco mais e rebentou. Don't panic! Se acontecer, verter para um escorredor. Retirar a pele e reservar a carne.

Picar bem a cebola e o alho - no meu caso, a cebola não ficou picada como queria, que é das novas e pôs-me a chorar de tal maneira que não via nada - colocar a cebola numa ponta do tacho e os alhos na outra com azeite q.b. para refogarem separadamente em lume médio-alto. Este truque é para o sabor do alho não ficar anulado pelo da cebola. 

Quando a cebola estiver translúcida o alho já deve estar alourado e é quando se juntam os dois e o arroz a seguir. Misturar bem até o arroz estar translúcido.



O arroz acabado de se juntar à cebola e ao alho

Adicionar o copo de vinho e mexer com frequência até que seja absorvido. E é aqui que damos uso ao caldo. Para vos dar conta da quantidade de caldo que usei, transferi 5 conchas de sopa para a chávena que usei para o arroz (enchi-a). Coloquei esta primeira chávena de caldo (quente, lembram-se?) no arroz e mexi de vez em quando. Quando absorveu um pouco mais de metade, voltei a adicionar outra chávena cheia de caldo. E ainda levou mais caldo: metade de uma chávena! Pára-se de adicionar caldo quando o arroz já está praticamente cozido (como na foto que se segue). É preciso provar!


Adicionar a alheira, envolver bem e provar novamente, para retificar os temperos, adicionando sal e pimenta q.b. e um pouco de tomilho.


A metade da alheira que não rebentou, mas usou-se tudo!


Envolver bem, desligar o lume e servir de imediato, com mais um pouco de tomilho.

No tacho assim que se desligou o lume...
... E no prato!

E que bem que nos soube! São servidos?


Bom apetite!

A Cozinheira

Da Nossa Cozinha

18 junho 2013

E-book com 31 Receitas # Mum's the Boss

Lembram-se de eu dizer aqui que tinha novidades? Pois neste post está a maior! A Magda, do blogue Mum's the Boss, convidou-nos para participar num e-book criado pelo Mum's the Boss para dar uma resposta rápida à pergunta "O que vai ser o jantar?".

E para além de rápida essa resposta pode ser deliciosa, com sugestões de 31 blogues, para cada dia do mês!
Vejam e façam o download do e-book AQUI.
Este foi o teaser do Mum's the Boss
para chamar a atenção sobre esta iniciativa no blogue.
Quando recebemos o convite nem queria acreditar... Fiquei emocionada e tão feliz, que só consegui responder no dia seguinte porque se o fizesse antes acho que não diria coisa com coisa. Isto porque a título pessoal acompanho há muito tempo o Mum's the Boss e sou fã da Magda e, sobretudo, da sua capacidade de comunicação. Para mim é das melhores a comunicar - e acreditem, falo com conhecimento de causa -, fantástica tanto no blogue como no Facebook. Temos todos a aprender com ela. Querem saber mais sobre a Magda? Vejam aqui. E sobre o seu trabalho? Não percam aqui.






A receita que preparámos - "Farfalle com atum, cogumelos e miolo de camarão" - está na página 17. Estamos entre blogues de referência e nós, pequeninos que somos, estamos muito felizes e orgulhosos! Guardem este livro e usem-no!

Do coração: Muito obrigada, Magda e Mum's the Boss, por este voto de confiança.
Um abraço d',
A Cozinheira e O Cozinheiro
 

Da Nossa Cozinha

17 junho 2013

YES, WE CAN! Molotof

Missão: Eliminar claras congeladas (e desocupar o congelador).
Missão Impossível: Molotof. Nã, nã... Missão possível!
Molotof? YES, WE CAN!



Caixas e mais caixinhas, mais precisamente 13 claras, que passaram do congelador para o frigorífico à noite para aí descongelarem e que no dia seguinte foram transformadas neste belo Molotof.

Estive a ver que possíveis usos podia dar a estas claras até que fui convencida por esta receita da Ratolinha, que adaptei à minha quantidade de claras, e pelas suas palavras: «Basta seguir a receita que fica bem». Check! Faço minhas as suas palavras!



Molotof

Ingredientes:

13 claras
13 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de caramelo líquido (usei de compra)
Margarina q.b.
  
Preparação:

Untar uma forma com buraco com caramelo ou margarina (usei a 2.ª opção). Reservar.

Ligar o forno a 180º C.

Ferver água e verter para um tabuleiro, onde irá ser cozido o Molotof em banho-maria, e colocar no forno.

Bater as claras em castelo bem firme.

Ir adicionando aos poucos o açúcar e continuar sempre a bater (eu juntei o açúcar todo de uma vez) e continuar a bater.

Por fim, juntar caramelo líquido a gosto (adicionei 4 colheres de sopa) e bater mais um pouco.

Atenção a esta parte: Colocar na forma untada este preparado usando uma colher, tendo o cuidado de ir alisando para não formar bolhas de ar.

Pôr a forma no forno dentro do tabuleiro com água para cozer em banho-maria.

Atenção também a esta parte: deixar cozer um minuto por cada clara de ovo usada. Neste caso, 13 minutos.

A chave do sucesso para o Molotof não abater: Ao fim desse tempo, desligar o forno e abrir ligeiramente a porta. Segui o conselho da Ratolinha e coloquei uma rolha de cortiça para a porta não fechar. Retirar o Molotof só quando o forno estiver quase frio. Deixar esfriá-lo completamente para desenformá-lo.


À saída do forno...



... E acabado de desenformar!

Pode-se servir com caramelo ou doce de ovos. Cá em casa foi assim mesmo, simples. E que bom que estava!


Esta receita é espectacular e pode ser adaptada às claras que temos disponíveis. Se tivermos 6, serão 6 colheres de sopa de açúcar, adapta-se a quantidade de caramelo líquido e coze 6 minutos. Há lá melhor do que isto?!
  
Desculpem, não estamos a conseguir parar de comer... Mas há para todos! Boa semana!



A Cozinheira

Da Nossa Cozinha

14 junho 2013

Guest Post # Torta com doce de morango do Uma Pedra de Sal

Guest Post que habitualmente se segue ao Hoje na Cozinha está... hoje pertence à Sónia, do Uma Pedra de Sal.  Ainda vão a tempo de conhecer esta blogguer de mão cheia aqui! O blogue é este e podem seguir o Facebook também, sim? Agora, sentem-se, sintam-se à vontade e tirem uma fatia da magnífica Torta com doce de morango que a Sónia preparou para nós ao som de Mafalda Veiga.





Olá, a todos!

Lá por casa, bolos/tortas e afins só com uma razão muito especial. Desde que decidimos "comer melhor" tentamos comer doces por excepção e não por regra.

Esta torta fiz especialmente para o blogue Da Nossa Cozinha, que teve a amabilidade de me convidar para uma entrevista e para este guest post!  Meia sem jeito, porque sou apenas a Sónia, aceitei o convite e o desafio e resolvi fazer uma torta simples, mas que resulta sempre! Porque assim é a minha cozinha, comida simples, para pessoas de carne e osso.

 

Torta com doce de morango

Ingredientes:

5 ovos S (240 g)
240 g de açúcar (mesmo peso dos ovos)
120 g de farinha Branca de Neve (metade do peso dos ovos)
1 pitada de sal refinado
Açúcar em pó q.b.
Doce de morango a gosto*

*Utilizei este caseiro
  
Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Separe as gemas das claras. No copo da Bimby bem limpo e seco aplique a borboleta e coloque as claras com uma pitada de sal. Programe 6 minutos, velocidade 3 e ½. Retire e reserve.

Coloque as gemas com o açúcar e bata 6 minutos, velocidade 3.

Misture suavemente as claras e a farinha (peneirada) ao creme de gemas com movimentos de baixo para cima.

Num tabuleiro para tortas forre com papel vegetal que deve ser untado e polvilhado com farinha. Deite a massa da torta e leve ao forno por 18 minutos.

Findo o tempo, retire a torta para um pano, elimine o papel vegetal e barre com o doce da sua preferência. Lá por casa utilizamos doce de morango acabado de fazer.

Enrole a torta com a ajuda do pano e depois de enrolada deixe-a arrefecer assim. Depois de fria, retire o pano, coloque numa torteira e termine com um pouco de açúcar em pó.



Alternativa de Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Separe as gemas das claras. Bata as claras com uma pitada de sal até obter um castelo firme (se virar a tigela, as claras não caem). Reserve.

Bata as gemas com o açúcar durante cerca de 6 minutos ou até obter um creme esbranquiçado e fofo.

Misture suavemente as claras e a farinha (peneirada) ao creme de gemas com movimentos de baixo para cima.

Num tabuleiro para tortas forre com papel vegetal que deve ser untado e polvilhado com farinha. Deite a massa da torta e leve ao forno por 18 minutos.

Findo o tempo, retire a torta para um pano, elimine o papel vegetal e barre com o doce da sua preferência. Lá por casa utilizamos doce de morango acabado de fazer.

Enrole a torta com a ajuda do pano e depois de enrolada deixe-a arrefecer assim. Depois de fria, retire o pano, coloque numa torteira e termine com um pouco de açúcar em pó. 





Obrigada aos Cozinheiros pelo convite e por me receberem na vossa cozinha. É um prazer imenso ver-vos crescer e partilhar convosco a blogosfera culinária.

Sónia, a nossa cozinha passa a ser a tua cozinha! O Cozinheiro e eu agradecemos teres aceite o convite e acreditares em nós e no Da Nossa Cozinha. Identificamo-nos muito com o Uma Pedra de Sal porque também cozinhamos para «pessoas de carne e osso», tal e qual como tu! O teu blogue encontra-se em plena época dos Descobrimentos e estamos a adorar chegar a novos portos contigo. Da Nossa Cozinha sai um abraço para ti e para o Mário e um beijinho para o vosso rebento!

Digam-nos tudo! Gostaram? Pela velocidade a que desapareceram as fatias não gostaram... adoraram!!!
A Cozinheira



Da Nossa Cozinha