Home Sobre nós Inspiraçoes Contactos Image Map Facebook Instragram Bloglovin

31 maio 2013

Guest Post # Cheesecake de Cerejas do As Aventuras de uma Mamã

O Da Nossa Cozinha recebe hoje um Guest Post da Mena, do As Aventuras de uma Mamã. Se ainda não leram a conversa de ontem, está aqui. A Mena trouxe-nos uma Cheesecake de Cerejas divinal e aproveitamos e celebramos todos o meu aniversário, que é hoje, sim?

A Mena elegeu para acompanhar-nos a música Caminando Por La Vida, de Melendi: http://youtu.be/eznXJEjvHbk . Não me perguntem, mas não estou a conseguir carregar o vídeo para aqui, têm de ir pelo link. Antes de despedir-me fiquem com a minha música preferida, Seja Agora, dos Deolinda. E "Seja Agora" na nossa vida e na vossa!

Bom, agora o blogue é da Mena, que temos um fim-de-semana preenchido e há muito a fazer! Já voltamos!


O meu encontro furtuito com a Ana começou por causa de um descascador de alhos. Lembras-te? O que eu me ri quando me enviaste o email! E eu pensei: "Não pode existir gente assim!". O que para mim é muito reconfortante, saber que chego ao outro lado, não só pelos olhos, mas também pelo coração. E foi por onde tu entraste, mesmo antes da história do descascador.

E, como sabes que adoro Saint-Exupéry, deixo-te uma das citações que mais gosto e que define exactamente o valor que tem a nossa amizade.


Tens a certeza que não nos conhecíamos de outro lado?

Bom, Ana, paremos com a conversa senão não faço o Cheesecake de Cerejas!!! Sim, trouxe algo mais fresquinho, não te importas, pois não?!

A receita vi-a no Youtube, queres/querem ver comigo aqui?
Ora, então, precisamos de:

Para o cheese:

300 g de queijo-creme (usei 200 g de Philadelphia)
200 ml de natas frias
60 g de açúcar em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
Sumo de meio limão
1 e ½ folha de gelatina neutra

Para a base:

125 g de bolachas digestivas
70 g de manteiga

Para a cobertura:

200 g de cerejas em calda
200 ml de calda das mesmas
1 colher de sopa de açúcar (podem pôr mais se quiserem mais docinho)
1 casca de limão
1 colher de sobremesa de farinha Maizena dissolvida em água fria




Execução:

Colocamos as bolachas e a manteiga à temperatura ambiente num processador de alimentos. Não precisamos sequer tocar com as mãos. Assim que esteja bem triturado, como uma areia, colocamos numa forma de aro amovível de 21 cm, pressionando com uma colher.

Numa taça misturamos o queijo-creme, que também deve estar à temperatura ambiente, com o açúcar e mexemos bem. Juntamos a baunilha e de seguida o sumo de limão.

Entretanto, batemos o pacote de natas até estarem como um creme fofo. Demolhamos as folhas de gelatina em água fria. Levamos ao microondas o tempo suficiente para derreter, mas sem ferver e aquecer muito.

Misturamos as natas com o queijo e mexemos bem. Juntamos a gelatina e voltamos a mexer bem. Como diz a Nigella, a luxúria e a suavidade juntas lado a lado. E tem razão!

Colocamos o creme sobre a base de bolachas e levamos ao frigorífico 3 a 4 horas (ou toda a noite).

Para a cobertura colocamos as cerejas, a calda, o açúcar e o limão num tachinho a ferver. Assim que ferva juntamos a farinha maizena diluída em água e mexemos, deixamos que comece a ferver e engrosse. Retiramos do lume e deixamos arrefecer. Antes de servir, colocamos as cerejas por cima do cheesecake. Servimos de imediato ou guardamos no frigorífico até servir.




Ana, minha querida, as palavras neste momento não fluem! Só sei que fico cheia de borboletas na barriga, tal é o meu estado de alma. Só tenho a agradecer-te o primeiro e-mail. E teres estado por aí quando as nuvens tapavam o sol… Enfim… De seres como és!!! Um beijinho do tamanho do mundo.


Mena, O Cozinheiro e eu retribuímos o carinho e o beijinho. Estamos na primeira fila a presenciar o teu sucesso e o do As Aventuras da Mamã, tanto no blogue, como no Facebook. Mas, se for preciso, no intervalo subimos ao palco e ajudamos-te no que for preciso. Da Nossa Cozinha sai um abraço para ti e para os meninos!

Gostaram deste Hoje na Cozinha está... e do Guest Post? Estamos a trabalhar nos próximos!
A Cozinheira



Da Nossa Cozinha

23 comentários:

  1. Gostei muito desta conversa.
    Mas hoje os parabéns é para quem aqui publica coisas tão boas.
    Parabéns e muitas felicidades.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A Mena é mesmo tão doce como as maravilhas que apresenta no Blog... Adorei a conversa e este cheesecake, nem se fala!
    Beijinhos e boa 6.ª feira!

    ResponderEliminar
  3. Antes de comentar o post anterior, já tinha vindo aqui espreitar esta delícia, é um atentado a qualquer dieta :) que sobremesa boa para estes dias.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  4. Que lindo post e que sobremesa maravilhosa
    Já agora, adoro essa música

    ResponderEliminar
  5. Olá...
    Que aspecto super delicioso e apetitoso ;).... Hoje foi a primeira vez que vim aqui ao teu blog e adorei ....Já sou seguidora :)...
    Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Ficou lindo e devia ser delicioso!
    Parabéns pelo aniversário!
    Parabéns à Mena Lopes pela participação!

    ResponderEliminar
  7. Um chessecake maravilhoso e bem ao meu gosto.
    Parabéns á Mena.
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá gosto muito das sobremesas da Mena, são verdadeiras delicias, hoje venho parabenizar pela bela cheesecake e pela passagem de seu aniversário ontem. Muitas felicidades, saúde, paz e muitas alegrias ao lado dos seus. Bjos ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  9. A simplicidade da vida está nestes momentos.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Olá, olá!
    Obrigada por todo o vosso carinho pela Mena e por nós!
    Um abraço <3

    ResponderEliminar
  11. Um delicioso cheescake que é a cereja no topo da maravilhosa conversa com a Mena. Parabéns pela óptima conversa que proporcionaram. Um óptimo fim-de-semana aos cozinheiros!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um abraço e obrigada pelo apoio...
      Um beijinho

      Eliminar
  12. Ana querida (Já sei o teu nome) :)

    Os meus sinceros parabéns, ainda que atrasados...

    Espero que tenhas tido um dia feliz e decerto que foi, pois este magnifico cheesecake abrilhantaria qualquer mesa e satisfaria qualquer pessoa ! :)

    Adorei a conversa ! :)

    Beijinhos

    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Isabel!
      Muito obrigada!!!
      O dia foi muito bom, muito nosso...
      Um abraço e obrigada por estares presente :-)

      Eliminar
  13. Adorei o diálogo e o cheesecake, lindo.
    Kiss

    ResponderEliminar
  14. Então passado uma semana é que comento! Sou mesmo despassarada, mas tu perdoas esta Mamã, né?
    Apesar de nao ser a minha "especialidade", adorei fazer esta sobremesa contigo, Cozinheira.
    Simples e ao mesmo tempo deliciosa! Para quê complicar a vida, quando a podemos simplificar!!
    Espero que daqui a um ano, voltemos a estar por aqui, com outro bolinho, sim? Obrigado por este mimo!!
    Um beijinho grande como tu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, minha querida!
      Eu tenho andado tão ausente, estou agora a responder a comentários antigos... Cada um sabe de si e Deus sabe de todos, não é? Tu e todos os que amavelmente comentam é que têm de perdoar-me a mim!!!
      Eu estou a adorar esta rubrica e tu foste uma convidada bem especial!!! Obrigada por teres aceite e, sobretudo, por estares aí!
      Um grande beijinho e um abraço gigante

      Eliminar
  15. Olá Ana,

    A Mena entregou-te os meus votos de parabéns, mas a minha boa educação faz com que eu venha aqui, tarde e a más horas, desejar-tos pessoalmente. Desculpa! Espero muito sinceramente que tenhas tido um dia muito feliz.
    Adorei ler esta publicação pois é como se sentisse que vocês as duas estavam numa cozinha real e nós todas como espectadoras atentas e de sorriso na cara :)
    E quanto ao cheesecake da nossa Mama, não há nada que ela não faça que não seja maravilhoso!

    beijinhos às duas!

    ResponderEliminar
  16. Olá, Catarina!
    A Mena entregou, sim!!! Mas, assim, pessoalmente sabe ainda melhor, claro. Mas eu sei que o tempo não abunda, por isso, no stress!
    Gosto de ter-te cá, sabias? Ainda por cima incentivas-me com as tuas palavras... :-) Se a maioria das leituras foram assim, como descreveste, explodo de alegria!
    Um grande beijinho e um abraço

    ResponderEliminar
  17. Pois esta receita é mais u pedaço de mau caminho da Mena :-) uma delicia esta amiga em comum

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sónia!
      Sem dúvida, a Mena faz-nos babar, cada uma é melhor do que a outra!
      Um grande beijinho

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo comentário. :)